
Para o (S)He o restaurante Gosho, situado ao lado do Porto Palácio na Avenida da Boavista no Porto, é o primeiro Restaurante da Semana desta nossa rubrica. No Gosho uma refeição é muito mais do que isso. É um verdadeiro ritual e culto à cozinha japonesa num ambiente moderno e de chill out. Dos muitos restaurantes japoneses que já experimentei, no Porto, em Lisboa e mesmo fora de Portugal, foi no Gosho que comi o melhor sushi.

A velha desculpa do estacionamento não é válida aqui porque o parque do Porto Palácio está aberto e o seu preço não é exagerado. Se não tiver com pressa pode tentar procurar um lugar nas imediações… se tiver sorte arranja o lugar e sem a “ajuda” dos arrumadores. Se mesmo assim estiver com preguiça ou pretender comer mesmo em casa pode ir lá buscar o seu sushi ou até encomendar, caso more no Porto ou nas imediações, através do “
Home Stay” ou do “
Comer em Casa”.

Antes de mais, deve (mesmo!) reservar mesa ou lugar ao balcão antes de ir caso contrário poderá ficar uma hora ou mais à espera. Caso isso aconteça, pode acreditar que a espera compensa, mas se for como eu não gosta certamente de esperar!

Em relação ao menu, pode escolher algumas das entradas disponíveis como o Kimuchi (legumes com molho picante), o delicioso Ebi no Haru Maki (mini crepes com camarão e legumes) ou o fabuloso Sake to suzuki no tartare. Não vou descrever a experiencia de saborear este petisco para lhe dar a liberdade de o fazer por si próprio! É aconselhável pedir umas entradas para entreter o estômago enquanto espera pelo prato principal. Para beber, é recomendável pedir saké, cerveja de pressão japonesa ou chá verde. O chá verde japonês é fenomenal, mas o “nosso” gorreana dos Açores não fica muito atrás e é bem mais barato.

Para prato principal, tudo é bom! Makimonos, Nigiris, Sashimi, Gunkan, ou então os grelhados na chapa. Se tiver sorte de haver Toro oshinko deve sem dúvida alguma pedir. É barriga de atum gordo, extremamente saborosa e tem o requinte de não haver todos os dias pela sua raridade. A não perder!

Para sobremesa, se ainda tiver espaço, pode deliciar-se com algumas das gulodices que constam no menu. Mas fica o conselho de pedir uma degustação de gelados japoneses ou de sobremesas japonesas de modo a poder experimentar algo diferente.
Mais informações pode consultar a página oficial do
Gosho, mas o melhor é mesmo passar por lá e deliciar-se. O preço não é exagerado e fica em média €25 por pessoa.
Sem comentários:
Enviar um comentário