terça-feira, 24 de março de 2009

Tripas à moda do Porto

As tripas à moda do Porto são muito mais do que um prato típico da cozinha tradicional portuense. Demonstra e caracteriza todo o perfil de um povo que deu o corpo ao manifesto pelo seu país.
.
A cidade do Porto teve um papel de destaque nos Descobrimentos portugueses. Era nas margens do Douro que se construíam as naus e os barcos que levariam os portugueses à conquista de Ceuta e mais tarde à epopeia dos Descobrimentos. Um dos acontecimentos mais marcantes da época, que revelam a bondade, união e determinação dos portuenses ronda o ano de 1415. Por esta altura, o Infante Dom Henrique decidiu aparecer de surpresa para se certificar que os trabalhos estavam a decorrer conforme o planeado. Apesar de estar satisfeito ele queria mais e como tal revelou ao mestre Vaz, encarregado da construção, o verdadeiro motivo, desconhecido até então, que estava na origem daquela decisão: a conquista de Ceuta.
.
O mestre Vaz assegurou então que iria fazer o que aquele mesmo povo havia feito há trinta anos atrás aquando da guerra com Castela e iria dar a totalidade da carne da cidade e que comeriam apenas as tripas. O Infante, comovido com o sacrifício, disse-lhes que a alcunha de "tripeiros" era uma verdadeira honra para o povo do Porto.

1 comentário:

  1. Confesso que nunca experimentei e que faço excepção à minha opção de não comer carne de porco com algumas francesinhas. Mas tripas... um dia apresentas-me o prato! :)

    ResponderEliminar