domingo, 12 de abril de 2009

Restaurante da Semana: McDonald's

A escolha do restaurante da semana é um pouco polémica. Ao longo destas últimas semanas temos registado aqui a sugestão de bons restaurantes. No entanto esta é sempre uma avaliação subjectiva. Tem por base diversos critérios que globalmente nos causam boa impressão. Pode ter a ver com as deliciosas entradas, ou então pelo bom vinho servido ou talvez por aquela sobremesa que tem sempre um espaço reservado no nosso estômago, por mais que tenhamos comido. A conta é também ela um justo motivo, já que ninguém quer pagar demais pela qualidade da refeição que efectuou.
.
Não temos individualizado as avaliações, nem queremos pelo menos para já. Deixamos que o restaurante desperte em nós tudo aquilo que tem de melhor e no final atribuimos a nossa nota final.
.
O caso do McDonald's é curioso. Não é pela excelência da sua comida que foi o eleito desta semana mas sim por uma constatação que tenho vindo a verificar nos últimos tempos. Quando vamos a um centro comercial, independentemente da hora, existe um que se costuma destacar pelo tamanho da sua fila: o McDonald's. Em tempos de crise, as pessoas não deixam de ir ao McDonald's. Talvez seja mesmo pelo facto de estarmos em crise que o McDonald's tem sempre tanta gente.
.
Mesmo assim, não acho que seja apenas pelo preço que as pessoas gostam de ir lá. Um menu não fica assim tão barato, a não ser que se aproveite a chamada "Euro Poupança". Dada a observação constatada em cima, decidi ir verificar as contas da empresa. Em 2007, ano de início da crise, as receitas do McDonald's em todo o mundo aumentaram 9% face ao ano anterior, enquanto que em 2009 aumentaram 3.2%. E esta tendência tem vindo a verificar-se nos anos anteriores. Neste momento, as receitas da cadeia norte-americana de fast food está mesmo a registar máximos.

Sem comentários:

Enviar um comentário